Insígnia Mundial de Meio Ambiente
Desejamos que todo o jovem que tenha sido um Escoteiro faça o melhor possível para ser, na idade adulta, um Homem ou uma Mulher AMANTE DA NATUREZA E CAPAZ DE RESPEITAR SUA INTEGRIDADE.
Mesmo no tempo em que ainda nem existia a palavra "Ecologia", a preocupação com a preservação com o meio-ambiente já estava presente no Movimento Escoteiro.
Baden-Powell insistiu sempre em afirmar que "o Escoteiro vê a natureza como obra de Deus, e protege os animais e as plantas".
No Movimento Escoteiro, temos consciência de que a natureza é uma unidade viva de extrema complexidade, constituída pelas relações mútuas entre um número muito grande de espécies vegetais e animais em um ambiente determinado.
A conquista da Insígnia Mundial de Meio Ambiente oferece a você a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as complexas relações entre o Homem, a sociedade e o ambiente em que vivemos, e pode ajudá-lo a desempenhar um papel bastante importante no esforço para fazer com que essas relações se desenvolvam sem colocar em risco o futuro das próximas gerações.
Como as Especialidades, a Insígnia Mundial de Meio Ambiente pretende ser um ponto de partida, estimulando-o na obtenção e no exercício de conhecimentos em torno de 5 objetivos:
|
Ar e Água |
|
Habitats e Espécies |
|
Substâncias perigosas |
|
Melhores práticas ambientais |
|
Riscos ambientais e desastres naturais |
Dentro de cada objetivo as etapas são adequadas a faixa etária de cada ramo. Assim as tarefas são propostas dentro de uma progressiva complexidade.
Aceite mais esse desafio e estabeleça |
Faça da conquista da I.M.M.A. mais uma oportunidade para desenvolver sua capacidade de planejar e executar o TRABALHO EM EQUIPE. Mobilize seus amigos mais chegados, converse com sua Matilha ou Patrulha, e tente envolver a todos na fascinante tarefa de conhecer um pouco melhor o mundo em que vivemos. Alem de ser importante para o seu desenvolvimento pessoal, o trabalho em equipe tornará possível e facilitará a execução de algumas tarefas incluídas nas diferentes ETAPAS.
Um Certificado e um Distintivo
A conquista da Insígnia Mundial de Meio Ambiente será reconhecida pela emissão de um certificado e pela entrega de um distintivo de acordo com o Ramo.
|
O distintivo correspondente à Insígnia Mundial de Meio Ambiente é um círculo com 5,5 cm de diâmetro, bordado sobre tecido branco, mostrando ao centro o continente Antártico, outras formas que não mostram nenhum continente em especial, e o símbolo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, circulados por uma corda nas cores azul, verde ou roxo correspondendo aos Ramos Lobinho, Escoteiro ou Sênior, respectivamente.
A IMMA é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou traje Escoteiro, acima dos demais distintivos usados nessa mesma posição; quando usada em conjunto com o Cruzeiro do Sul, deverá ficar à esquerda deste, com ambos colocados em simetria, em relação ao centro do bolso.
Uma vez conquistada a Insígnia Mundial de Meio Ambiente você terá o direito de usar o distintivo correspondente após a mudança de Ramo até que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou que o deixe.
Veja alguns itens que devem ser cumpridos dentro de cada ramo e adquira o GUIA da Insígnia Mundial do Meio Ambiente para maiores esclarecimentos.
|
Ar e Água |
|
Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local Entender as formas como a água e o ar podem ser limpos naturalmente |
|
Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local Identificar as ameaças para a água limpa e o ar puro no meio ambiente local e global e sugerir soluções |
|
Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade de água limpa e ar puro no meio ambiente |
|
Habitats e Espécies |
|
Explorar a área local. Descobrir espécies locais de plantas e animais e as necessidades de seu habitat. Demonstrar conhecimento sobre alguns contrastes entre os habitats naturais. |
|
Explorar uma área natural próxima. Entender as conexões entre os ecossistemas das espécies nativas de plantas e animais e as suas necessidades de habitat. Se conscientizar sobre os problemas de conservação no mundo que afetam a biodiversidade. |
|
Explorar a área local. Entender as conexões do ecossistema das espécies nativas de plantas e animais e as suas necessidades de habitat
Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade dos habitat naturais para suportar as espécies nativas. |
|
Substâncias perigosas |
|
Chamar a atenção para as substâncias perigosas para o meio ambiente. Explicar as formas para reduzir este risco para pessoas, plantas e animais. |
|
Estar alerta para substâncias nocivas no meio ambiente local e identificar suas fontes. Demonstrar que ações individuais podem ser feitas para reduzir o risco das substâncias tóxicas para as pessoas e para o ambiente ao redor. |
|
Explicar o impacto local das substâncias nocivas para as pessoas e o ambiente ao redor e o que pode ser feito por indivíduos, grupos e pela comunidade para reduzir estes riscos. Compreender o impacto global das substâncias nocivas e como ações locais podem mudar o meio ambiente. |
|
Melhores práticas ambientais |
|
Mostrar conscientização de como nossas ações afetam o meio ambiente e modos alternativos para causar menor impacto. |
|
Reconhecer como nós estamos ligados com o meio ambiente, e como podemos fazer boas escolhas sobre nossas ações, que no final podem minimizar o impacto no meio ambiente. Identificar as melhores práticas ambientais na sua área local. Demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas ambientais mundiais |
|
Explicar como nossas escolhas de ação e de responsabilidade, como indivíduos, grupo, comunidade e país podem afetar o meio ambiente. Entender como podemos alterar as nossas ações para melhorar o nosso impacto no meio ambiente. Demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas ambientais mundiais |
|
Riscos ambientais e desastres naturais |
|
Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e catástrofes naturais. Demonstrar como estar preparado e reagir aos riscos ambientais e às catástrofes naturais na área local. |
|
Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem. Demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua localidade. |
|
Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem. Demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua localidade. Explicar como as mudanças no meio ambiente podem influenciar perigos ambientais e catástrofes naturais |