Cultura
Arte da Marinharia
1 - Fazer 8 (oito) nós, além dos comumente recomendados nos Guias dos Ramos.
2 - Percintar e forrar cabos, montando um quadro de nós e voltas.
3 - Fazer nós e voltas especiais para reduzir esforços, balsos e improvisar uma cadeira para trabalhos especiais.
4 - Fazer 5 (cinco) tipos de pinhas.
5 - Fazer trabalhos de embotijos e gaixetas.
6 - Fazer 6 (seis) botões diferentes.
7 - Confeccionar 3 (três) tipos de coxins.
8 - Saber utilizar utensílios do marinheiro para costurar e remendar lonas, capas e velas.
9 - Pesquisar sobre o embasamento histórico da arte do marinheiro, apresentando palestra à Seção.
Artes Cênicas
Pré-requisito: Entreter (sozinho ou com companheiros) uma assistência mista de adultos, jovens e crianças, por um período mínimo de cinco minutos para o Nível 1, de dez minutos para o Nível 2 e de 20 minutos para o Nível 3, com um programa que contenha, por exemplo: mímica, declamação, canções, danças, histórias, anedotas, mágicas, malabarismo, imitações, ventriloquismo, assobio, instrumentos musicais, etc
1 - Analisar uma peça de teatro que tenha assistido, comentando o valor do roteiro, o trabalho dos artistas, a direção, os efeitos especiais, a maquiagem.
2 - Demonstrar a utilização de um aparelho de vídeo cassete.
3 - Maquiar-se para representar um personagem.
4 - Analisar uma peça de teatro ou um filme a que tenha assistido, comentando o valor do roteiro, o trabalho dos artistas, a direção, os efeitos especiais, a maquiagem (se for o caso), etc.
5 - Conhecer o interior de um teatro e a terminologia empregada quanto ao palco, cenários, iluminação, etc.; ou conhecer um estúdio de televisão e a terminologia pertinente.
6 - Ler uma peça de teatro e comentar seu conteúdo com o examinador.
7 - Lidar com cenários, ou desempenhar as funções de contra-regra, ou lidar com iluminação ou sonoplastia.
8 - Apresentar para a seção a história da origem do teatro.
9 - Ter ido ao teatro nos últimos 6 meses, pelo menos 3 vezes.
Arte em Origami
Pré-Requisito: Fazer uma exposição em sua seção com: para nível 1) no mínimo 10 dobraduras simples de até 30 dobras; para nível 2) no mínimo 25 dobraduras, dentre elas algumas peças com mais de 30 dobras, incluindo caixas simples e "kusudama" (bola com peças modulares); e para nível 3) no mínimo 40 dobraduras, dentre elas algumas mais complexas com mais de 50 dobras, "kusudama" com mais de 30 peças e figuras geométricas.
1 - Relatório sobre o significado da palavra "Origami" e a origem desta arte e do papel.
2 - Montar esquema que apresente a linguagem do Origami (símbolos utilizados na dobradura: Linha do vale, linha da montanha, virar, girar, dobrar por dentro, dobrar por fora, plissagem, achatar ou afundar )
3 - Fazer uma exposição em sua seção com pelo menos 10 dobraduras
4 - Apresentar por escrito bibliografia sobre o Origami, sobre dois autores famosos nacionais ou internacionais e possuir pelo menos 01 livro de origami.
5 - Expor seus trabalhos de origami sozinho ou com os outros origamistas em outro local, como escola, biblioteca, associações ou exposição internacional.
6 - Visitar uma exposição de origami mostrando fotos ou participar de "workshop" de origami mostrando para a seção as dobraduras feitas.
7 - Descrever os benefícios do origami.
8 - Conhecer pelo menos 2 sites ou blogs de origami.
9 - Utilizar irigamis como decoração de um evento promovido pelo Grupo Escoteiro ou Seção.
Artes Gráficas
1- Identificar os vários sistemas de impressão.
2- Citar três tipos de letras usados em revistas ou jornais.
3- Identificar os formatos de papeis.
4- Visitar um parque gráfico, apresentando um relatório ilustrado de sua visita.
5- Compor um informativo, jornal ou revista para sua Seção.
6- Descrever a utilização de máquinas copiadoras (tipo “Xerox”) e de off-set.
7- Elaborar um folder sobre o movimento escoteiro para ser divulgado em sua comunidade.
8- Saber trabalhar com um software de Desktop Publishing.
9- Compor e imprimir um jornal com dez páginas, durante dois meses, com edições semanais.
10- Explicar o processo de confecção de um fotolito.
11- Apresentar em papel vegetal uma arte final para serigrafia, para impressão em duas cores.
12- Preparar a arte de um distintivo alusivo a um evento de seu Grupo Escoteiro.
Artesanato
Pré-requisito: Executar um trabalho artesanal com um dos materiais a seguir, para o Nível 1; dois trabalhos artesanais com um ou mais materiais a seguir, para o Nível 2 e três trabalhos artesanais com um ou mais materiais a seguir, para o Nível 3: vime; couro; papel maché; corda; vidro; pedra; madeira; argila; metal; E.V.A.; garrafa PET; jornal; outros.
1 - Pesquisar sobre as ferramentas e as matérias primas empregadas em pelo menos dois tipos de trabalho artesanal.
2 - Citar o artesanato predominante em cinco cidades do Brasil, explicando sua importância na cultura local.
3 - Visitar uma exposição ou Feira de artesanato.
4 - Passar uma manhã ou uma tarde com um artesão, elaborando um relatório que descreva suas atividades.
5 - Promover na Seção uma exposição de, pelo menos três artesãos, onde eles possam demonstrar e debater suas técnicas artesanais.
6 - Ensinar para a patrulha ou seção um trabalho artesanal.
Coleções
Pré-requisito: Possuir uma coleção de no mínimo, cem objetos distintos, para o nível 1; trezentos objetos distintos, para o nível 2; e quinhentos objetos distintos, para o nível 3;
1 - Relatar o porquê de sua coleção e a história dos objetos colecionados.
2 - Explicar as características, forma de classificação e montagem de sua coleção.
3 - Ter sua coleção bem montada e organizada sistematicamente.
4 - Demostrar as técnicas para sua conservação.
5 - Explicar como adquire os objetos de sua coleção, indicando, se for o caso, as oportunidades de troca.
6 - Manter contato com outros colecionadores, relacionando-se com clubes ou associações, se for o caso.
7 - Organizar na Seção uma exposição de sua coleção.
8 - Conhecer e possuir literatura referente à sua coleção
9 - Orientar alguém na organização e manutenção de uma coleção.
Cultura Brasileira
1- Fazer um álbum com as principais obras de Aleijadinho, comentando-as.
2- Apresentar a sua Seção uma palestra de 15 minutos sobre a influência negra na cultura brasileira.
3- Fazer um relatório sobre a evolução das artes plásticas no Brasil, destacando as principais obras.
4- Relatar a história do Teatro no Brasil, identificando os principais grupos de teatro (Teatro Brasileiro de Comédia – TBC, Teatro de Arena, Teatro Oficina, Asdrúbal Trouxe o Trombone, etc.), autores e peças.
5- Relatar a história da arquitetura no Brasil, identificando os seguintes estilos de época: barroco, neoclássico, eclético, neocolonial e contemporâneo.
6- Identificar na sua cidade construções que representem, pelo menos, três diferentes estilos de época da arquitetura brasileira.
7- Explicar a importância da Semana de Arte Moderna, de 1922, na cultura brasileira.
8- Explicar a importância do Cinema Novo na cultura brasileira.
9- Promover um debate em sua Seção sobre a cultura brasileira e suas formas de manifestação.
Dança
1 - Elaborar e apresentar à Seção uma pequena monografia sobre 3 (três) ritmos diferentes, detalhando o de sua preferência.
2 - Estar freqüentando aulas de dança por um período não inferior a 1 (um) ano.
3 - Saber dançar 3 (três) ritmos diferentes, trajando-se e maquiando-se adequadamente para cada um deles.
4 - Apresentar à Seção fotos ou fitas de vídeo obtidas em 3 (três) apresentações públicas de que já tenha participado.
5 - Preparar e apresentar à Seção uma coreografia com duração mínima de 3 (três) minutos.
6 - Apresentar à Seção a biografia de 2 (dois) artistas destacados na modalidade que pratica.
Dança Folclórica
Pré-requisito: Conhecer o significado das cores e adereços dos trajes típicos nas danças que representa, sendo obrigatórios pelo menos um para o nível 1, dois para o nível 2 e três para o nível 3.
1 - Fazer parte do quadro de dança de um grupo folclórico por um período não inferior a 1 (um) ano.
2 - Apresentar à Seção fotos ou fitas de vídeo obtidas em 3 (três) apresentações públicas de que já tenha participado.
3 - Explicar à Seção as diferenças e semelhanças entre folclore, tradições, lendas e mitos.
4 - Ser reconhecido por seus colegas de grupo folclórico pela assiduidade, responsabilidade, dedicação e bom companheirismo, nos ensaios e apresentações públicas.
5 - Saber localizar em um mapa as regiões de onde provêm as danças que seu grupo folclórico representa. No caso de grupos folclóricos que representam outros países, identificar em um mapa do Brasil onde se localizam as principais colônias de imigrantes.
6 - Conhecer e explicar à Seção o significado dos movimentos de 3 (três) danças típicas.
7 - Conhecer o significado das cores e adereços dos trajes típicos nas danças que representa, sendo obrigatórios pelo menos 1 (um) para o Nível 1, 2 (dois) para o Nível 2 e 3 (três) para o Nível 3.
8 - Trajar-se e maquiar-se adequadamente para uma apresentação do grupo folclórico de que faz parte.
9 - Fazer uma exposição para a seção sobre a dança folclórica que você pratica: mostrando os trajes, principais movimentos, origem, etc. e ao fim da exposição promover uma apresentação do seu grupo folclórico.
Estudos da Bíblia
1 - Relacionar os nomes de quatro evangelistas e os símbolos usados para representá-los.
2 - Apresentar a Bíblia para sua seção, explicando que é o livro sagrado dos cristãos, informando a todos: a) o significado da palavra Bíblia; b) de quantos livros é formada; c) como está dividida; d) sua importância para cristãos e judeus.
3 - Montar um presépio buscando na Bíblia os textos que relatam o nascimento de Jesus e representá-lo.
4 - Contar à sua seção, com encenação ou técnica de contar histórias, uma cena do evangelho.
5 - Possuir e usar frequentemente a Bíblia.
6 - Demonstrar ao Assessor Religioso Escoteiro ou ao seu Chefe, ou ao seu examinador, que sabe encontrar citações na Bíblia através de designações numéricas (ex. Mt 5,1-4 ....).
7 - Marcar no mapa da Palestina os lugares em que se deram os principais acontecimentos sobre a vida de Cristo.
8 - Apontar os fundamentos bíblicos em pelo menos três artigos da Lei Escoteira.
9 - Organizar e apresentar, com sua patrulha, uma encenação teatral sobre uma passagem do evangelho.
10 - Buscar no Antigo Testamento as principais profecias referentes a Cristo.
11 - Traçar um paralelo entre os quatro evangelhos, ressaltando os fatos ou passagens narrados por mais de um evangelista.
12 - Preparar um jovem de sua patrulha para uma das especialidades religiosas.
Fotografia
1 - Listar os fundamentos da fotografia, relacionando os conhecimentos científicos que explicam seu funcionamento.
2 - Relatar a origem da fotografia e sua evolução histórica.
3 - Citar os modelos mais comuns de câmaras fotográficas e a construção de três delas, bem como os tipos de filme e suas características.
4 - Demonstrar que entende o funcionamento do mecanismo da focalização, do disparador e do diafragma de sua máquina fotográfica.
5 - Apontar o material mais comumente empregado na fotografia, seu manuseio e cuidados, citando os termos técnicos mais utilizados na atividade.
6 - Mostrar conhecimento de iluminação de interior e ao ar livre.
7 - Tirar, revelar e expor vinte e quatro fotografias de interiores, paisagens, animais e pessoas.
8 - Diagnosticar erros em doze fotografias mostradas pelo Examinador, ordenando-as segundo os méritos dos erros que apresentam, em sua opinião, justificando a ordenação.
9 - Fazer uma máquina fotográfica com uma caixa de sapatos ou uma lata, e mostrar uma fotografia obtida com seu uso.
Fotografia Digital
1 - Explicar o funcionamento básico de uma câmera fotográfica digital compacta.
2 - Demonstrar o uso correto da câmera, como formatar o cartão de memória, escolher a resolução e a qualidade das fotos.
3 - Demonstrar como tirar fotografias e transferi-las para computador.
4 - Explicar os cuidados para manter o equipamento em boas condições de uso.
5 - Explicar as vantagens / desvantagens de pelo menos cinco formatos de arquivo digital e o uso recomendado para cada um deles ( por exemplo TIFF, PNG, GIF, JPG, BMP, DNG, RAW, CRW, CR2, NEF )
6 - Explicar com exemplos de suas próprias fotografias, ou fotografias de terceiros, ou imagens em revistas ou livros ou retiradas da Internet, como esses elementos afetam a qualidade e o impacto de uma imagem: 1) O uso de luz natural e flash; 2) O controle de abertura do diafragma (f-stop); 3) A velocidade do obturador; 4) A regra dos terços; 5) O foco seletivo e 6) As linhas convergentes.
7 - Utilizar uma máquina fotográfica digital avançada (D-SLR - Digital Single LensReflex) em modo manual. Demonstrar como instalar e remover o cartão de memória, formatá-lo, configurar a resolução e a qualidade das fotos, demonstrar como tirar fotografias em modo manual utilizando o fotômetro da máquina e transferir as fotos para um computador. Explicar os cuidados para manter o equipamento em boas condições de uso.
8 - Demonstrar em um computador como fazer o tratamento de fotografias digitais, acertando a exposição, contraste, temperatura das cores, luz de preenchimento, remoção de olho vermelho, corte, etc. Escolher cinco fotos suas que precisam de alguma forma de ajuste, fazer as correções necessárias, exportar uma versão das fotografias corrigidas e compará-las com os arquivos originais. Qualquer programa de ajuste de imagem pode ser utilizado.
9 - Fazer uma das seguintes atividades, que deve ser escolhida com a orientação de seu examinador: 1) Produzir um registro fotográfico utilizando uma máquina fotográfica digital, de algum evento ou atividade, com um enfoque fotojornalístico. Escolher de 8 a 12 fotos que melhor contém a estória e preparar uma apresentação para a sua matilha ou patrulha, que pode ser com fotos impressas ou um slide show no computador. 2) Escolher um tema de seu interesse e realizar um ensaio fotográfico sobre o assunto utilizando uma máquina fotográfica digital. Escolher de 8 a 12 fotos que melhor representem o seu trabalho e preparar uma apresentação para a sua matilha ou patrulha, que pode ser com fotos impressas ou um slide show no computador.
10 - Discutir com seu examinador as qualidades e os problemas de 10 fotos apresentadas pelo examinador. Explicar qual é a mensagem que cada foto está transmitindo e o que poderia ser feito para aumentar o impacto de cada uma dessas imagens.
11 - Fotografar com uma máquina fotográfica digital e imprimir em uma impressora pessoal ou mandar imprimir em um minilab digital, cinco fotografias com um tamanho mínimo de 10 x 15 cm.
12 - Com a orientação de seu examinador, escolher um fotógrafo relevante, Brasileiro ou estrangeiro, da atualidade ou do passado, e fazer uma apresentação de dez minutos sobre a vida e a obra do fotógrafo escolhido, e a importância do seu trabalho para o mundo da fotografia.
Genealogia
1- Explicar o Significado de Genealogia.
2- Apontar a origem de sua família.
3- Trazer fotos de sua família onde apareçam, no mínimo, representantes de quatro gerações.
4- Descrever sua árvore genealógica até, no mínimo, cinco gerações por parte de pai e mãe.
5- Identificar a origem do seu sobrenome.
6- Trazer algum documento que comprove informações sobre sua árvore genealógica.
7- Entrevistar seu familiar mais antigo e apresentar uma foto tirada em sua companhia.
8- Apresentar o Brasão de sua Família, se tiver; caso contrário construir um, explicando-o.
9- Citar alguns países que adotam o sistema patriarcal e os que adotam sistema matriarcal, quanto ao nome da família.
10- Explicar o Significado de Heráldica.
11- Descrever os Elementos que Caracterizam um Brasão de Família.
12- Descrever o brasão da família Imperial.
Grafite
1 - Demonstrar conhecimento sobre o conceito e história do Grafite, citando alguns grafiteiros de renome, seus estilos e suas obras.
2 - Explicar a diferença entre Grafite e pichação, entendendo a importância de obter autorização antes de grafitar qualquer local.
3 - Conhecer os materiais utilizados no Grafite e usá-los em suas produções.
4 - Explicar quais são as modalidades do Grafite apontando suas diferenças e reconhecendo-as em imagens que lhe forem apresentadas por um examinador.
5 - Realizar um Grafite de tema livre à vista do examinador.
6 - Criar e executar um mural grafitado sobre o Movimento Escoteiro em local previamente autorizado.
História Aeroespacial
1 - Contar detalhadamente a história de Alberto Santos Dumont.
2 - Contar detalhadamente a história da conquista da Lua.
3 - Contar a história da Modalidade do Ar no Brasil.
4 - Contar a história da criação do Comando da Aeronáutica no Brasil.
5 - Contar a história de uma indústria aeronáutica ou aeroespacial.
6 - Contar a história da criação de uma companhia aérea, nacional.
7 - Contar a história do Programa Aeroespacial brasileiro.
8 - Fazer uma apresentação com fotos, textos e todo material possível a respeito de um ás da aviação brasileira ou da conquista do espaço.
9 - Contar a história da criação da aviação militar das três armas nacionais (Exército, Marinha e Aeronáutica)
10 - Contar a história do Correio Aéreo Nacional e sua importância na integração do território nacional.
11 - Contar a saga do JAHÚ ou outra epopéia aeronáutica de sua livre escolha.
12 - Explicar o que eram os "RAIDS" e quais foram os pricipais realizadores no Brasil.
História Brasileira
1 - Em um mapa do seu Município, marcar os principais monumentos históricos.
2 - Relatar a história de três dos monumentos assinalados no item 1.
3 - Pesquisar sobre a biografia de três vultos históricos do Brasil.
4 - Organizar uma apresentação teatral de uma passagem histórica real de sua Região Geográfica (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul), encenando-a com companheiros de seção, devidamente caracterizados.
5 - Pesquisar sobre a evolução das Bandeiras Nacionais, explicando o significado da bandeira atual.
6 - Apresentar uma reportagem sobre um fato ou local histórico de nosso País.
7 - Fazer um mural com fotografias ou gravuras dos presidentes do Brasil, de 1889 até hoje.
8 - Identificar os principais momentos da História do Brasil (Descobrimento, Colonização, Colônia-Reino, Independência, Primeiro Reinado, Segundo Reinado, República Velha, Estado Novo, Regime Militar, Abertura e Impeachment ), demonstrando conhecimentos básicos sobre cada um deles.
9 - Descrever as raças de compõem o povo brasileiro.
História da Arte
1 - Explicar para a Seção a importância da arte na história e cultura de uma civilização ou de um povo.
2 - Escolher um(a) artista plástico de sua preferência e fazer uma pesquisa iconográfica de sua obra. Montar uma exposição dessas imagens na sede de seu Grupo Escoteiro.
3 - Pesquisar os endereços e horários de funcionamento dos pricipais museus de arte e teatros de sua cidade (ou seu estado), colocando essas informações à disposição da comunidade escoteira.
4 - Escolher cinco obras de arte visual de qualquer época ou lugar e indicar: material utilizado, técnica, estilo e importância.
5 - Escolher um(a) representante das artes cênicas e pesquisar sua biografia, relatando oralmente ou por escrito para sua patrulha ou seção.
6 - Descraver as caracteristicas de cinco diferentes estilos de uma das linguagens artísticas à sua escolha.
7 - Elaborar um trabalho sobre a semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil, indicando os principais participantes e a importância desse movimento para a arte brasileira.
8 - Organizar para a sua patrulha ou seção um visita a uma exposição de pintura, exibição de balé, peça teatral ou orquestra.
9 - Demonstrar que conhece artistas de sua localidade (cidade, estado, país) e obras de arte da atualidade
História Local
1 - Discorrer sobre a história de sua cidade natal.
2 - Apontar a origem da população de seu Estado e de sua cidade natal.
3 - Montar um álbum com fotografias e gravuras sobre a história de sua cidade natal (se você mora na capital de seu Estado, substituir "sua cidade natal" por cidade natal de algum outro parente seu)
4 - Montar um álbum com fotografias e gravuras sobre a história da capital de seu Estado.
5 - Citar a influência dos imigrantes na comida, na música, na dança e no vocabulário da população de seu Estado.
6 - Identificar no mapa as principais cidades do Estado, apontando onde foi iniciada sua colonização.
7 - Entrevistar pelo menos três pessoas de origens diferentes que formaram a população do seu Estado, apresentando um relatório ao seu Examinador.
8 - Aprender uma dança típica do seu Estado.
9 - Preparar três pratos típicos do seu Estado.
História Marítima
1 - Pesquisar e apresentar a História do surgimento da navegação em geral no mundo e como se desnvolveu sua evolução até o presente.
2 - Pesquisar e apresentar a História da Marinha do Brasil, seus expoentes e líderes que valorizam sua tradição, bem como sua evolução tecnológica.
3 - Pesquisar e apresentar a História da Marinha Mercante do Brasil, no Império e na República.
4 - Pesquisar e apresentar a História da navegação fluvial no Brasil e suas possibilidades nas diversas regiões geográficas.
5 - Pesquisar e apresentar a História da arte marinheira e naval, pesquisando e apresentando o resultado à Seção
6 - Visitar algum museu ou feira náutica, montando um painel sobre o evento, a ser exposto em seu Grupo Escoteiro.
História Mundial
1 - Dizer em que períodos a história foi dividida, citando os acontecimentos que marcaram a transição de cada era.
2 - Citar as principais maravilhas da antiguidade, e escrever um texto resumido sobre uma das principais civilizações da antiguidade.
3 - Apresentar para a seção as principais inovações da idade média, e elaborar um texto explicativo sobre a estrutura de um feudo.
4 - Apresentar para a seção a história do Império Otomano que marcou a transição da idade média para a idade moderna.
5 - Apresentar para a seção os principais países percurssores do colonialismo, o que eles buscavam e as consequências para os países que foram colonizados e submetidos ao controle de suas metrópoles.
6 - Explicar o que foi a Revolução Industrial e sua contribuição para o mundo atual.
7 - Explicar o que foi a Belle Epoque, e em que época e continente ela ocorreu.
8 - Expor um texto sobre a Primeira Guerra Mundial, citando os principais percurssores, o porque da guerra e as consequências dela para a Europa e o resto do mundo.
9 - Expor um texto sobre a Segunda Guerra Mundial, o porque da guerra e as consequências dela para resto do mundo.
Leis
1 - Definir Lei e Direito.
2 - Discutir com o examinador, um assunto escolhido entre: A Constituição Brasileira; O Sistema Judiciário Brasileiro; Um julgamento famoso realizado no Brasil.
3 - Explicar sucintamente, abordando o conteúdo, os assuntos tratados e as finalidades dos seguintes diplomas legais: Código Civil; Código Tributário; CLT; Código Penal; Código Comercial; Código de Trânsito.
4 - Fazer uma análise do Código de Defesa do Consumidor, realizando em sua vizinhança uma pesquisa sobre sua correta aplicação no dia-a-dia.
5 - Explicar os processos de criação e reformulação das Leis no Brasil.
6 - Conhecer a diferença entre Leis Municipais, Estaduais e Federais. Distinguir Constituição, emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.
7 - Descrever os critérios adotados para a escolha de jurados.
8 - Explicar quais são os critérios adotados para a realização de um Júri Popular.
9 - Ter consciência sobre como colaborar para o fiel cumprimento das Leis e normas vigentes no Brasil.
10 - Conhecer as cláusulas pétreas relacionadas pela Constituição Brasileira e saber qual a importância dessa garantia.
11 - Acompanhar uma sessão de um Julgamento no Tribunal do Júri.
12 - Esclarecer os tipos de provas admitidas pelo Sistema Judicial Brasileiro.
Leitura
1 - Escolher seis livros para leitura, observando, necessariamente, os seguintes gêneros: ficção, não ficção, poesia, biografia, crônicas e dramaturgia; após a leitura, discutir com o examinador um resumo de cada obra, discutindo seus fundamentos.
2 - Discutir com o examinador sobre três artigos extraídos de jornais e revistas, que englobem três diferentes assuntos de sua livre escolha (por exemplo: esporte, meio ambiente, política, religião e problemas sociais).
3 - Dedicar pelo menos quatro horas ao desenvolvimento de uma atividade de leitura em dois locais diferentes escolhidos entre:uma creche; um asilo de idosos; uma instituição para cegos; um hospital.
4 - Possuir uma biblioteca pessoal devidamente organizada e catalogada, com fichas bibliográficas de seus livros e periódicos.
5 - Ler cinco livros com temas relacionados aos Escotismo e discutir suas conclusões com o examinador (diferentes dos livros do item 8).
6 - Organizar ou colaborar na organização e na manutenção da biblioteca da Seção.
7 - Identificar as bibliotecas públicas de sua localidade e explicar os serviços que as mesmas oferecem.
8 - Ler o livro “Escotismo para Rapazes” e mais duas obras de B-P, discutindo suas impressões com o examinador.
9 - Demonstrar que cuida satisfatoriamente de seus livros.
Literatura
1 - Identificar os principais estilos de época da literatura brasileira (Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Modernismo), citando as principais obras e autores de cada estilo.
2 - Apontar os diversos gêneros literários (romance, poesias, contos, crônicas, etc).
3 - Citar os principais fatos da vida de cinco escritores brasileiros e apresentar uma sinopse da obra de cada um deles.
4 - Elaborar uma redação sobre um tema de sua livre escolha com pelo menos trinta linhas, demonstrando que conhece as técnicas de redação.
5 - Escrever, com redação própria, uma carta de pelo menos vinte linhas, sobre um assunto proposto verbalmente pelo examinador cinco minutos antes da execução da tarefa.
6 - Organizar o Jornal Mural da Seção durante um período de três meses.
7 - Atuar como Escriba de sua Patrulha ou Seção durante o período de três meses.
8 - Manter os livros de patrulha de modo satisfatório durante seis meses.
9 - Participar de um concurso de expressão literária.
Mágica e Ilusionismo
1 - Explicar a diferença entre mágica e ilusionismo.
2 - Apresentar um trabalho com a biografia de 10 grandes mágicos do mundo, sendo pelos menos um contemporâneo, um do século XX e um do século XIX.
3 - Realizar um show de 25 minutos para a sua seção, tendo no mínimo 10 mágicas e no máximo 20 mágicas de sua preferência.
4 - Dizer os princípios básicos da mágica.
5 - Elaborar um texto explicando onde se originou a mágica e como ela vem evoluindo.
6 - Demonstrar cinco mágicas com baralho para o seu examinador.
7 - Elaborar um texto explicando o que são gimmicks.
8 - Demonstrar cinco mágicas Close-Up para o seu examinador.
9 - Elaborar um texto que explique o que é o FISM e porque é um evento tão importante para os mágicos.
10 - Elaborar um texto sobre o principal evento brasileiro de mágica.
11 - Demonstrar cinco mágicas de mentalismo para o seu examinador.
12 - Demonstrar cinco mágicas com dinheiro para o seu examinador.
Malabares
1 - Encenar uma pequena esquete para a seção ou gravar um vídeo sobre a história do malabarismo.
2 - Fazer com três bolas os movimentos básicos durante um minuto.
3 - Conhecer os diversos tipos de malabares, elaborando uma atividade com sua patrulha ou matilha, onde os outros elementos possam fazer seus malabares através de matárias recicláveis.
4 - Ensinar um membro da patrulha ou amigo, os movimentos básicos de uma das modalidades de malabares.
5 - Fazer uma apresentação com no mínimo 15 minutos para sua seção e convidados.
6 - Organizar, planejar e executar uma atividade com sua patrulha ou seção, em uma creche, escola, abrigo municipal ou outra entidade de apoio aos necessitados, de no mínimo duas horas, sendo obrigatória a apresentação e ensinamento de malabarismo, não sendo vedado outras formas artísticas de interação.
Multimídia
1 - Realizar uma palestra, para sua seção, sobre Multimídia e Teoria da Comunicação, explicando origens, definições, benefícios e limitações tecnológicas da atualidade.
2 - Citar os equipamentos disponíveis para produção e visualização de material multimídia, mostrando o relacionamento de pelo menos dois deles.
3 - Organizar uma seção de cinema para a sua seção com pelo menos dois filmes que apresentem idéias revolucionárias em termos de interação e multimídia.
4 - Criar uma apresentação com no mínimo vinte slides tratando de uma tema escoteiro, a sua escolha.
5 - Produzir uma campanha de mídia alternativa para divulgar um evento realizado pela sua seção ou Grupo Escoteiro.
6 - Produzir um stop motion contando uma passagem de sua vida escoteira ou da vida de Baden-Powell.
7 - Produzir um comercial de rádio sobre o Movimento Escoteiro, uma rádio novela escoteira e um programa de rádio com pelo menos cinco notícias sobre assunto a sua escolha.
8 - Produzir uma propaganda de quinze segundos sobre o Movimento Escoteiro.
9 - Produzir um filme curta metragem com duração mínima de trinta minutos sobre assunto a sua escolha.
Música
1- Tocar algum instrumento musical.
2- Ter noções básicas sobre leitura de partituras.
3- Possuir um cancioneiro com canções escoteiras.
4- Apresentar um trabalho sobre música clássica, sendo o compositor de sua livre escolha; utilizar recursos audiovisuais e explanar sobre as características da obra apresentada.
5- Citar os instrumentos musicais mais utilizados em quatro gêneros musicais de sua livre escolha, tais como: clássico, erudito, rock. pop, MPB, samba, etc.
6- Fazer um instrumento musical simples.
7- Apresentar uma composição de sua autoria para um platéia mínima de cinqüenta pessoas.
8- Conhecer a estrutura e funcionamento de uma orquestra e de um coral.
9- Apresentar duas canções escoteiras de sua autoria em um Fogo de Conselho.
Oratória
1 - Descrever a importância histórica da oratória.
2 - Demonstrar que domina as técnicas de expressão em público, discorrendo sobre tema definido pelo examinador.
3 - Escrever e ler em público um discurso com pelo menos 750 palavras.
4 - Propor dois assuntos e conduzir adequadamente um debate sobre eles.
5 - Falar durante um debate sobre assunto convenientemente preparado, na presença do examinador, com apontamentos precisos e ordenados
6 - Ler corretamente um texto com 300 palavras que não tenha visto anteriormente.
7 - Demonstrar que conhece os deveres do presidente de uma reunião ou debate, atuando nessa condição.
8 - Fazer um improviso, com duração entre três a cinco minutos, sobre um assunto escolhido entre três sugeridos pelo examinador.
9 - Recitar uma poesia.
Pintura e Desenho Artístico
Pré-requisito: Realizar pinturas ou desenhos artísticos: três trabalhos para o nível 1; cinco trabalhos para o nível 2 e oito trabalhos para o nível 3
1 - Explicar sobre os materiais e ferramentas utilizados na realização de seus trabalhos.
2 - Apontar as caracteristicas das técnicas empregadas em cada pintura ou desenho realizados.
3 - Identificar, a partir de uma pintura ou desenho real, as técnicas e materiais empregados
4 - Realizar uma pintura ou desenho, de observação ou de imaginação, à vista do examinador
5 - Demonstrar conhecimento sobre a obra de cinco pintores e cinco desenhistas.
6 - Visitar um museu de Arte ou Galeria ou Exposição e preparar uma apresentação para a sua Seção
7 - Realizar a releitura de uma obra de arte conhecida e explicar os significados.
8 - Passar um período de no mínimo 4 horas no atelier de um pintor ou desenhista e elaborar um relatório oral que descreva as atividades do artista
9 - Promover uma exposição com cópias de obras de artistas famosos que mostrem as técnicas e princípios de quatro estilos ou escolas de pintura.
10 - Fazer uma apresentação sobre um estilo de pintura ou desenho, ilustrando com figuras ou projeções e indicando as suas caracteristicas e os mais notáveis representantes.
11 - Promover no Grupo Escoteiro a exposição com obras e a presença de um artista, que demonstre as suas técnicas.
12 - Promover uma oficina de arte em sua Seção ou Grupo, que possibilite a participação de todos e exponha os trabalhos ali realizados.
Pintura em Tela
1 - Apresentar os principais materiais necessários para uma pintura em tela e sua conservação.
2 - Preparar a superfície para receber a pintura (o desenho em carvão).
3 - Apresentar diversos tipos de tinta e identificar as diferenças de cada uma.
4 - Apresentar as cores básicas.
5 - Apresentar as possibilidades nas misturas das tintas quanto as cores primárias, secundárias e terciárias (palheta).
6 - Pintar uma tela preparada misturando as tintas na palheta.
7 - Aplicar as cores quentes e frias (cromáticas) branco e preto (acromáticas).
8 - Explicar as diversas técnicas de pintura.
9 - Usar além dos pincéis outras técnicas (espátulas, dedo, papel, etc), e ter conhecimento dos tipos de pincéis utilizados na pintura
10 - Utilizar os distintos processos de limpeza dos materiais segundo o tipo de tinta usada (aguarrás, água, etc)
11 - Descrever os procedimentos de segurança quanto as tintas tóxicas e adotar na armazenagem a conservação correta do produto.
12 - Apresentar uma declaração de frequência em curso de desenho e pintura, no mínimo, cinco períodos, totalizando 20 (vinte) horas.
Plastimodelismo
Pré-requisito: Montar um plastimodelo de sua escolha (avião, barco, carro, motocicleta, veículo militar, figura ou ficção).
1- Montar um outroplastimodelo de sua escolha (avião, barco, carro, motocicleta, veículo militar, figura ou ficção).
2- Fazer uma exposição de modelos que tenha construído ou montado.
3- Identificar fornecedores de modelos para montar, apontando os custos e dificuldades de montagem de cinco diferentes modelos a sua livre escolha.
4- Instruir os membros de uma Seção nas regras e técnicas a observar na montagem de modelos.
5- Explicar técnicas de manutenção e conservação de modelos montados.
6- Explicar quando devem ser utilizadas três tipos de colas usadas no plastimodelismo.
Produção Áudio Visual
Pré-Requisitos: Planejar, organizar e executar um filme de curta metragem, sonorizado, atendendo as exigências técnicas básicas em vídeo. De cinco minutos para nível 1; dez minutos para nível 2 e quinze minutos para nível 3.
1 - Apresentar para a seção a história da televisão brasileira.
2 - Identificar as diferenças entre capítulo, episódio, série e gênero.
3 - Diferenciar o que é uma edição linear e uma edição não linear.
4 - Conhecer um estúdio de televisão e explicar o significado da terminologia empregada.
5 - Explicar os principais sistemas televisivos ( NTSC, PAL-M, HDTV ).
6 - Fazer um roteiro para um filme de três minutos com o intuito de divulgar o Movimento Escoteiro.
Tradições
1- Conhecer a cultura popular de seu Estado (antiga e atual).
2- Realizar uma pesquisa sobre um aspecto da antiga cultura de seu Estado, buscando documentar os dados disponíveis e apresentá-la a sua Seção.
3- Fazer uma exposição sobre a cultura popular visando sensibilizar a comunidade para a sua importância.
4- Preparar uma apresentação no Fogo de Conselho sobre a antiga cultura popular de seu Estado (ou de outro Estado), com detalhes de vestimentas, canções e artefatos tradicionais.
5- Fazer um mapa de nosso País identificando as tradições culturais de cada Estado.
6- Ter um conhecimento geral sobre as vestimentas, costumes, festas populares, canções, instrumentos musicais, danças e artefatos de cerâmica em seis estados brasileiros.
Tradições Indígenas
1 - Listar dez grupos indígenas de nosso País, pelo menos um de cada uma das regiões geográficas brasileiras, localizando-as em um mapa.
2 - Conhecer uma etnia presente em seu estado no presente e uma que tenha sido extinta, identificando os fatores que levaram a isto.
3 - Visitar uma reserva indígena ou um museu sobre a cultura indígena, documentando o que foi observado.
4 - Confeccionar a maquete de uma habitação indígena, somente com materiais naturais, especificando a tribo à qual pertence.
5 - Pesquisar e aplicar dois jogos indígenas.
6 - Preparar dois pratos indígenas e cozinhá-los da forma indígena.
7 - Mostrar e explicar a evolução de oito práticas ou costumes atuais que tiveram origem indígena.
8 - Organizar e apresentar a dramatização de uma lenda indígena, providenciando os objetos característicos necessários e, dentro do possível, com a devida caracterização.
9 - Confeccionar para si um traje indígena, mostrando a fonte de pesquisa. OBS.: Todos os itens se referem a índios brasileiros.
Videogame
1 - Compreender o roteiro do jogo escolhido, terminando o jogo e fazendo um relatório.
2 - Relatar sobre procedimentos de segurança ao ligar aparelhos na rede elétrica.
3 - Explicar a um colega de Patrulha ou da Alcatéia como surgiram os vídeo-games.
4 - Explicar a importância da restrição de faixa etária em determinados jogos.
5 - Montar com seu responsável ou pais, uma lista de tarefas incluindo um horário para jogar videogame e realizar isso durante um mês.
6 - Escolher um jogo de videogame que gostaria de comprar, efetuar uma pesquisa de preço com três estabelecimentos, juntar e adquirir com suas economias, de preferência de pequenos trabalhos.
7 - Promover um debate ou estudo de caso com a sua Seção sobre o tema da pirataria, juntamente com convidados.
8 - Jogar no mínimo duas horas de videogame com uma pessoa com mais de 65 anos, ao fim, aprender com essa pessoa, no mínimo dois jogos da infância dela e aplicar aos jovens de sua patrulha ou alcatéia.
9 - Organizar, coordenar e executar um torneio de videogame na sua tropa ou alcatéia, convidando outros escoteiros e jovens da mesma faixa etária.