Escotismo
Robert Baden Powell, o idealizador do Escotismo, dizia:
As duas principais formas de aprendizado são:
· Pela Educação: isto é, cativando o jovem e inspirando nele a vontade e o interesse de aprender por si próprio.
· Pela Instrução: isto é, obrigando o jovem a estudar e "martelando" nele os conhecimentos a adquirir.
No Movimento Escoteiro usamos a primeira.
O Escotismo é um movimento educativo mundial, e o seu programa estimula o jovem a "fazer coisas interessantes", a ser responsável e a tomar decisões de forma progressiva, de acordo com a sua idade.
Sua pedagogia lança mão de atividades em equipe, que compreendem jogos educativos, excursões e acampamentos junto à natureza.
Tendo a natureza como o principal cenário para suas atividades, os escoteiros aprendem diversas técnicas:
Para se abrigar e proteger.
Preparar seu alimento.
Orientar-se por mapas.
Construir utensílios.
Aprendem também noções importantes para sua segurança como:
Meteorologia.
Cuidados com a saúde.
Primeiros socorros.
Comunicação à distância.
Estas técnicas constituem um saudável treino para a autonomia e, acrescidas aos jogos e divertimentos, são ingredientes que tornam as atividades gratificantes e proveitosas.
Tudo no Escotismo tem um significado ou uma finalidade prática. Esta característica é fundamental para despertar a motivação dos jovens para a ação, que leva ao aprendizado.
A principal meta do programa escoteiro é um jovem feliz.
Educação para a vida
O Escotismo complementa o ensino escolar e familiar, preenchendo necessidades que não são preenchidas por ambos. O Escotismo desenvolve o autoconhecimento, a necessidade de exploração, da descoberta.
Escoteiros descobrem o mundo fora das salas de aula, aprendendo de alguns e passando esse conhecimento a outros.
Um Movimento para juventude
Escotismo é um Movimento... em movimento. Envolvendo e adaptando de acordo com as condições e necessidades locais.
Internacional
Existem Organizações Escoteiras e ramificações reconhecidas em mais de 150 países e territórios.
Aberto a todos
O Escotismo é aberto a todos, não importando raça ou religião, de acordo com o Propósito, Princípio e Método concebido pelo seu fundador Robert Stephenson Smith Baden-Powell.
Alegre, com um propósito.
Através da recreação, o Escotismo alcança o seu propósito de ajudar os jovens a se desenvolver fisicamente, intelectualmente, socialmente e espiritualmente.
Não-político, não-governamental.
O Escotismo não representa nem deve representar qualquer partido político ou organização. Mas os escoteiros são encorajados a fazer uma contribuição construtiva à sua comunidade, sociedade e país.
Também um desafio para os adultos.
Uma chance para ajudar aos mais jovens. Um meio de aprimorar o entendimento entre as gerações. No seu serviço, os chefes (líderes adultos) recebem valioso treinamento e experiência que serão adicionados ao seu desenvolvimento pessoal.
Voluntário
Escoteiros e chefes devem escolher participar do Escotismo.
O Escotismo está crescendo
O Escotismo nunca parou de crescer desde a sua fundação em 1907. Hoje existem mais de 32 milhões de membros - garotos e garotas.
Nosso Método:
Fazendo um compromisso pessoal para um simples modo de vida: a Promessa e Lei Escoteira.
Aprender fazendo
Uma ativa participação, com os outros.
Trabalhando em grupos pequenos
Em patrulhas ou matilhas para desenvolver liderança, conhecimento de grupo, e responsabilidade individual.
Estimulando programas
Progressivas atividades baseadas no interesse do jovem. Atividades em contato com a natureza, um rico ambiente de aprendizado onde a simplicidade, criatividade e descoberta estão unidas para oferecer aventura e desafio.
Escotismo é Um Código de Vida:
Uma dimensão espiritual
Um compromisso para procurar o valor espiritual da vida além do mundo material.
Uma dimensão social
Participando no desenvolvimento da sociedade, respeitando a dignidade de outros e a integridade do mundo natural.
Promovendo paz, entendimento e cooperação local, nacional e internacional.
Uma dimensão pessoal
Desenvolvendo um senso de responsabilidade pessoal e estimulando o desejo para auto-expressão responsável .
Escoteiros estão envolvidos
Escoteiros estão envolvidos em um vasto número de discussões na comunidade onde estes vivem.
Escoteiros trabalham com outros na comunidade para alcançar objetivos mútuos.
Eles trabalham com amigos, vizinhos, líderes da comunidade e outras organizações.
Saúde infantil.
Prevenção ao uso de drogas.
Fornecimento de saneamento básico e água potável.
Uso de tecnologia apropriada.
Moradia de baixo custo.
Alfabetização.
Educação para a paz.
Aprendizado de lições para a vida.
Crianças em perigo.
Integração dos deficientes.
Educação familiar.
Direitos da criança.
Produção de comida e agricultura.
Educação e conservação do meio ambiente.
Energias renováveis.
Reflorestamento.
Estímulo ao aprendizado para o emprego.
Comunidades imigrantes.
Educação sobre questões de desenvolvimento.
Venha nos conhecer e faça parte dessa rica experiência de vida
Escotismo - Promessa e Lei
Promessa escoteira
A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.
“Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível, para cumprir com meus deveres, para com Deus e minha pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a lei escoteira”.
Lei escoteira
Conceitos inerentes à Lei Escoteira
Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança.
Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.
Os dez artigos da Lei Escoteira
1. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
"A Honra para um Escoteiro é ser digno de toda confiança. Como um Escoteiro, nenhuma tentação, por maior que seja, e embora seja secreta, irá persuadi-lo a praticar uma ação desonesta ou escusa, mesmo muito pequena. Você não voltará atrás a uma promessa, uma vez feita. A palavra de um Escoteiro equivale a um contrato. Para um Escoteiro, a verdade, e nada mais que a verdade." Baden-Powell
2. O Escoteiro é leal.
"O Escoteiro é leal à Pátria, à Igreja, às autoridades do governo, aos seus pais, seus chefes, seus patrões e aos que trabalham como seus subordinados. Como um bom cidadão, você é de uma equipe, jogando o jogo honestamente, para o bem do conjunto. Você merece a confiança do governo de sua pátria, do Movimento Escoteiro, dos seus amigos e companheiros de Patrulha, de seus patrões ou de seus empregados, que esperam que você seja correto, fazendo o melhor possível, em benefício deles, ainda quando eles não correspondem sempre bem ao que você espera deles. Além disso, você é leal também a si mesmo; você não quer diminuir seu respeito a si mesmo jogando mal de propósito; nem vai querer decepcionar ou ficar em falta com outro homem, nem, tampouco, com outra mulher." Baden-Powell
3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
"O dever do Escoteiro é ser útil e ajudar a todos. Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço." Baden-Powell
4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
"É amigo ou irmão, não importando a que país, classe ou credo o outro possa pertencer. Como Escoteiro, você reconhece as demais pessoas como sendo, com você, filhos do mesmo Pai, e não faz caso de suas diferenças de opinião, casta, credo ou país, quaisquer que elas sejam. Você domina os próprios preconceitos e procura encontrar as boas qualidades que tenham; o defeito deles qualquer um pode criticar. Se você põe em prática esse amor pelas pessoas de outros países e ajuda a fazer surgir a paz e a boa vontade internacionais, isto será o Reino de Deus na terra. O mundo inteiro é uma fraternidade." Baden-Powell
5. O Escoteiro é cortês.
"Como os antigos cavaleiros, você, sendo um Escoteiro, é, sem dúvida, polido e atencioso com as mulheres, velhos e crianças. Mas, além disso, você é polido mesmo com aqueles que estão contra você. Aqueles que têm razão, não precisam perder a calma; aqueles que não têm razão, não podem se dar ao luxo de perdê-la." Baden-Powell
6. O Escoteiro é bom para o animais e as plantas.
"Você reconhecerá como companheiras as outras criaturas de Deus, postas, como você, neste mundo, durante certo tempo, para gozar suas existências. Maltratar um animal é, portanto, um desserviço ao Criador. Um Escoteiro deve ter um grande coração." Baden-Powell
7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
"O Escoteiro obedece, de boa vontade, sem vacilar, às ordens de seus pais, Monitores e Chefes. Como Escoteiro, você se disciplina e põe-se, profunda e voluntariamente, às ordens das autoridades constituídas, para o bem geral. A comunidade mais feliz é a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porém, deve vir do íntimo, e nunca ser imposta de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que você der aos demais nesse sentido." Baden-Powell
8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
"Como Escoteiro você será visto como o homem que não perde a cabeça e que agüenta qualquer crise com ânimo alegre, coragem e otimismo." Baden-Powell
9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
"Como Escoteiro, você olhará para o futuro e não irá dissipar tempo e dinheiro com prazeres do momento, mas, ao contrário, fará uso das oportunidades do momento tendo em vista o futuro sucesso. Você fará isso com a idéia de não ser um ônus, mas uma ajuda para os demais." Baden-Powell
10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.
"O Escoteiro é limpo em pensamento, palavra e ação. Como Escoteiro, espera-se que você tenha não só uma mente limpa, como também uma vontade limpa; seja capaz de controlar quaisquer tendências intemperadas do sexo; dê um exemplo aos demais sendo puro, franco, honesto em tudo que pensa, diz ou faz." Baden-Powell