Ciência e Tecnologia

Aeromodelismo

1 - Demonstrar quais os materiais empregados na construção de um aeromodelo e como deve ser a técnica utilizada.

2 - Construir um planador lançado à mão que voe pelo menos cinco segundos, na melhor de três tentativas.

3 - Construir um planador lançado à cabo ( no máximo 50 m. ) que voe pelo menos quinze segundos, na melhor de três tentativas.

4 - Construir um modelo à elástico que voe pelo menos sete segundos, na melhor de três tentativas.

5 - Operar um modêlo U-control( vôo circular ) ou R-control ( rádio controlado ) com segurança e precisão.

6 - Ter participado de pelo menos um torneio de aeromodelismo, com atuação destacada.

7 - Construir um avião em dobradura de papel e fazê-lo voar.

8 - Construir um avião em dobradura de papel e fazê-lo voar.

9 - Construir a apresentar à Seção uma miniatura de um avião ou foguete, importante para a história da aviação, construída de qualquer tipo de material (madeira, papel, metal, EPS, etc)

10 - Construir uma réplica em escala de uma aeronave importante para a história, utilizando técnicas de dobradura e colagem de papel.

11 - Montar um modelo simples que reproduza os principais componentes da estrutura interna das asas, ou da fuselagem, ou da empenagem de uma aeronave de pequeno porte utilizando apenas material reaproveitado.

12 - Projetar e construir, com o auxílio da Patrulha, um modelo de aeronave utilizando unicamente as técnicas de construção com nós e amarras, contendo fuselagem, asas, empenagem, manche e pedais, tamanho suficiente para ser carregado pela Patrulha alojando em seu interior um piloto.

Aquariofilia

1 - Listar os componentes de um aquário e descrever o processo de sua montagem

2 - Saber explicar a diferença entre termostato e termômetro.

3 - Citar os diferentes tipos de filtro e oxigenadores, apresentando-os através de figuras, fotos ou desenhos

4 - Identificar dez espécies diferentes de peixes de água doce e dez de água salgada, apontando inclusive as diferenças entre machos e fêmeas, caso existam.

5 - Elaborar a apresentar uma ficha contendo nome, nome científico, comprimento máximo, tipo de reprodução, ph mais adequado, comportamento, temperatura ideal da água, forma mais comum de convívio e origem de cinco espécies diferentes de água doce e cinco de água salgada.

6 - Identificar cinco espécies de plantas ou invertebrados marinhos.

7 - Listar cinco espécies de peixes mais adequadas para um aquário de água doce do tipo comunitário e um do tipo agressivo.

8 - Listar no mínimo três doenças que afetam os peixes de aquários, listando também suas causas, informando a forma de medicar e o método preventivo adequado para cada uma delas.

9 - Tirar cria de qualquer espécie de água doce, apresentando um pequeno histórico do desenvolvimento de um casal e dos seus filhotes.

10 - Montar a estrutura de vidro e um sistema elétrico para um aquário de água doce de no mínimo 30 litros.

11 - Montar um sistema elétrico para um aquário de 30 litros.

12 - Explicar quais as possíveis consequências de introduzir uma espécime, seja ela peixe, crustáceo ou planta em um habitat estrangeiro (outro estado ou país)

Arqueologia

1 - Demonstrar, com auxílio de fotos, figuras, ilustrações,o que é arqueologia e qual a sua importância para o mundo de hoje.

2 - Identificar em um mapa do Brasil as principais zonas arqueológicas e como se classificam.

3 - Preparar uma palestra ilustrada sobre uma das zonas arqueológicas do país, enfocando os seguintes aspectos: localização, estado atual, aspectos interessantes e importância histórica, social, econômica e turística.

4 - Conhecer por meio de pesquisa bibliográfica, duas zonas arqueológicas de outros países.

5 - Expor a idéia da evolução humana decorrente de estudos arqueológicos, citando as principais descobertas e onde ocorreram.

6 - Apresentar um estudo sobre a vida de um povo antigo de sua livre escolha, baseado em pesquisas arqueológicas e ilustrado com fotos ou gravuras de escavações, documentos, monumentos ou objetos deixados por ele.

Arquitetura

1 - Apresentar para a seção uma pesquisa sobre a história e a evolução da Arquitetura.

2 - Ter noções de Urbanismo e apresentar sua explicação com exemplos reais, por meio de painéis com fotos ou recortes.

3 - Citar três exemplos que demonstrem conhecimento de diferentes tipos de construção, adequados ao terreno e ao clima.

4 - Relacionar os diferentes tipos de estruturas utilizadas na construção.

5 - Visitar um escritório de arquitetura e reunir informações sobre os objetos utilizados para a elaboração de um projeto e sobre a situação atual do mercado de trabalho.

6 - Demonstrar que sabe interpretar um projeto de construção de uma residência e relacionar os materiais a serem utilizados na obra.

7 - Apresentar à Seção, sob a forma de painel, transparências os slides, exemplos de arquitetura renascentista, barroca e modernista.

8 - Apresentar à Seção projetos em tamanhos diferenciados de residência, edifício de habitação ou de escritórios e edifício público (aeroporto, museu, rodoviária etc.) identificando plantas, cortes e elevações e os símbolos do desenho arquitetônico.

9 - Organizar uma palestra, com auxílio de um arquiteto ou estudante de arquitetura, para ser apresentada à Seção, com o objetivo de transmitir aos companheiros informações sobre: paisagismo, engenharia, design de interiores, restauração de patrimônio, etc., mostrando suas aplicações.

Astronáutica

1 - Apresentar para a seção a história da conquista do espaço.

2 - Descrever a lei da física que é o principio do vôo dos foguetes.

3 - Construir uma base de lançamento de foguetes de garrafas PET (foguetes de água) e executar um lançamento perante sua seção.

4 - Descrever os princípios do vôo orbital, utilizando as teorias do canhão de Newton.

5 - Descrever os princípios de "Encontro em órbita terrestre" e "Encontro em órbita lunar" que foram analisados durante a conquista da Lua, mostrar qual foi escolhido e por que.

6 - Apresentar a sua Seção a história de uma das estações espaciais construídas até hoje.

7 - Apresentar a sua Seção a biografia de um dos personagens da conquista espacial. Pode ser astronauta, cosmonauta ou engenheiro.

8 - Fazer uma apresentação com um breve relato sobre as sondas espaciais lançadas até hoje. Deve conter as principais sondas, data de lançamento, principal missão e resultados obtidos (caso a missão já tenha sido finalizada).

9 - Explicar o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS), destacando sua importância nos dias de hoje.

Automodelismo Rádio Controlado

1 - Explicar as diferenças entre um modelo on-road e outro off-road.

2 - Explicar a diferença de caster e cambagem num automodelo e para que servem.

3 - Afinar (ajustar) um motor a combustão e em caso de motor elétrico trocar um par de escovas (carvão).

4 - Montar um modelo escolhido e apresentar a sua Seção.

5 - Explicar o funcionamento de um diferencial e como montá-lo.

6 - Descrever o processo de limpeza e manutenção de um automodelo.

7 - Trimar o rádio de um automodelo a combustão e no caso de automodelo elétrico ajustar um speedcontrol.

8 - Ligar, ajustar (se necessário) e fazer uma demonstração num percurso rabiscado no chão em forma de "8" na sua Seção ou em local específico para sua Seção e examinador.

9 - Explicar qual a composição do combustível (metanol) para automodelos a combustão e em casos de elétricos descrever o processo de carga e descarga de uma bateria elétrica.

10 - Explicar qual a diferença básica entre rádio "stick" e "whell" (volante).

11 - Pintar, recortar e instalar uma bolha (carroceria).

12 - Ter participado de pelo menos um torneio de automodelismo.

Comunicações

1 - Montar um painel mostrando as diferenças entre os meios de comunicação dos dias atuais e aqueles do passado.

2 - Mostrar o uso de telefone convencional, tanto para ligações nacionais como internacionais, e o uso da Internet, tanto para pesquisas como para a correspondência. Explicar o que é e como funciona a telefonia celular e demonstrar o uso de rádio HT ou VHF.

3 - Transmitir uma mensagem para a Seção utilizando o Código Morse ou semafórico.

4 - Elaborar um editorial para um jornal.

5 - Ser o responsável pela organização de uma oficina de comunicação visual cujo objetivo será a apresentação em outdoor de dois temas distintos.

6 - Elaborar uma propaganda para a televisão e um pequeno texto com efeitos sonoros para rádio.

7 - Promover na Seção um círculo de debate com a participação de um profissional de jornalismo, do rádio, da televisão, ou da fotografia, tendo como tema os meios de comunicação e sua eficácia.

8 - Visitar uma estação de rádio, um jornal, uma estação de televisão, de comunicação naval, de comunicação de aviação civil ou outra entidade com finalidade semelhante, elaborando posteriormente um relatório ilustrado sobre a visita.

9 - Estabelecer um sistema de comunicação adequado para um acampamento, um cruzeiro ou uma expedição de dois ou três dias.

Echolink

1 - Baixar o software e configurá-lo no modo simples.

2 - Fazer contato com pelo menos três usuários e três conferências de fora da sua unidade federativa.

3 - Gravar pelo menos nove minutos de conversação.

4 - Ser possuidor de licença de rádioamador.

5 - Adquirir a licença de uso do Echolink.

6 - Conectar através de Proxy.

7 - Configurar o programa em modo link.

8 - Montar uma interface para funcionar em modo link.

9 - Criar um anuncio para sua estação.

Eletrônica

1 - Projetar um diagrama esquemático simples de um aparelho eletrônico, utilizando resistores, capacitores, transistores e circuitos integrados; utilizar a simbologia correta para representar cada um deles.

2 - Demonstrar a forma correta de soldar e dessoldar componentes eletrônicos, bem como os cuidados a serem tomados para evitar sua inutilização.

3 - Pesquisar sobre o desenvolvimento da válvula incandescente, como se deu sua descoberta, que utilizações teve e que tipos de materiais foram utilizados por seu inventor.

4 - Pesquisar sobre o que é um elemento "N e um elemento "P", de que materiais são elaborados e o que fazem estes elementos em dispositivos eletrônicos.

5 - Conhecer os diodos e saber como funcionam.

6 - Projetar, desenhar, preparar e montar uma chapa de circuito impresso.

7 - Construir um receptor simples de AM ou FM e entender o seu funcionamento.

8 - Demonstrar que conhece o uso correto de ferramentas e aparelhos de medição mais comuns em um laboratório de eletrônica (osciloscópio, multímetro, etc...)

9 - Conhecer as principais áreas de aplicação da eletrônica, explicando uma delas.

Energia

1 - Explicar quais são as diferenças entre usinas termelétricas, nucleares, hidrelétricas (UHE e PCH), biomassa, eólica.

2 - Apresentar um trabalho sobre a forma de energia escolhida entre a energia solar, a energia térmica, a energia eólica, a energia hidráulica, a energia nuclear, energia provida de biomassa, energia maremotriz e energia geotérmica.

3 - Apresentar o esquema de funcionamento de uma usina hidroelétrica (UHE e PCH).

4 - Selecionar e analisar dois artigos de jornal ou revista sobre dois tipos diferentes de energia.

5 - Apontar à Seção um estudo sobre as vantagens e desvantagens para o Brasil dos tipos de energia citados no item 2.

6 - Formular um projeto para economizar energia em sua casa e apresentá-lo a sua Seção.

7 - Entender e explicar as razões para a utilização do horário de verão.

8 - Desenvolver um projeto de captação e utilização da energia eólica, solar, hidráulica ou biomassa, construindo um protótipo e explicando seu funcionamento.

9 - Desenvolver um trabalho de conscientização da comunidade (pode ser o próprio Grupo Escoteiro ou sua turma na escola) em relação à necessidade de economizar energia, aos impactos ambientais da utilização de diferentes formas de energia ou ao custo social da utilização da energia. Abordando também sobre: o significado e importância da MME, EPE, ANEEL, NOS, CCEE; a Atual Matriz Energética Mundial e Brasileira e mostrando as diferenças em um País a sua escolha e o Brasil e os atuais Grupos Tarifários aplicados no Brasil conforme a resolução ANEEL e a diferença entre o Consumidor Residencial, Comercial e Industrial.

Engenharia

1 - Visitar um canteiro de obras, discutindo com o engenheiro responsável o projeto, suas características e principais dados relativos à obra.

2 - Visitar um escritório de engenharia e relatar o dia-a-dia dos profissionais do ramo.

3 - Escrever um relato sobre quatro tipos de engenharia, escolhendo entre: civil, mecânica, química, eletrônica, de minas, de produção, elétrica, de alimentos, metalúrgica, agronômica, cartográfica, industrial e florestal.

4 - Apresentar uma reportagem sobre uma das engenharias selecionadas no item 3.

5 - Falar sobre a importância dos cálculos e medidas de precisão utilizadas na engenharia, apresentando seis casos onde são utilizados, exemplificando cada um.

6 - Executar uma das seguintes proposições: - Adaptar um motor a uma bicicleta comum; - Projetar a ampliação da rede elétrica de sua residência ou Seção; - Fazer um modelo para a conversão da energia química ou solar em energia elétrica, exemplificando seus resultados e utilizações; - Projetar uma sede para a Seção, utilizando um volume de concreto de pelo menos 60 M3

7 - Apresentar diferenças entre engenharia civil e arquitetura; diferenças entre a engenharia elétrica e eletrônica e diferenças entre a engenharia mecânica e mecatrônica..

8 - Descrever o campo de trabalho de, pelo menos, quatro tipos de engenharia, comentando sua importância social e para o desenvolvimento do País.

9 - Apresentar pelo menos quatro princípios de engenharia utilizados na era medieval e que, em razão de sua atualidade, são usados até hoje.

Engenharia Sanitária

1 - Apresentar à seção uma pesquisa sobre as principais enfermidades epidemiológicas que têm notificação obrigatória aos órgãos de saúde pública, explicar de que forma se manifestam e como podem ser tratadas.

2 - Fazer um estudo sobre o parasitismo na sua localidade, propondo medidas de combatê-lo.

3 - Explicar à seção como se transmitem e quais são as causas das seguintes enfermidades: tuberculose, febre tifóide, difteria, malária, poliomielite e dengue.

4 - Explicar à comunidade as precauções a serem tomadas para que não se difunda a enfermidade contagiosa durante o isolamento do paciente e depois de sua alta.

5 - Demonstrar como escolher, preparar e ventilar um quarto de doente.

6 - Explicar como devem ser lavados e esterilizados os objetos utilizados em pacientes.

7 - Identificar quais os principais contaminadores do meio ambiente e seus efeitos sobre a saúde.

8 - Colaborar em uma campanha de saúde em sua localidade.

9 - Participar de um mutirão de limpeza de uma determinada área.

10 - Possuir noções gerais sobre os problemas causados pelo lixo e formas de separação, reciclagem e coleta seletiva, bem como a destinação adequada do lixo, de acordo com seu tipo e sua procedência.

11 - Visitar o Centro de Controle de Zoonoses ou órgão similar de sua localidade, elaborando relatório sobre suas funções, tarefas e funcionamento.

12 - Elaborar painel que demonstre como se dá a captação, o tratamento e a distribuição da água em sua localidade, bem como sua destinação após o uso.

Entomologia

1 - Diferenciar insetos, aranhas e escorpiões.

2 - Caracterizar os tipos de aparelhos bucais dos insetos, sabendo o tipo de alimentação realizado por cada tipo.

3 - Caracterizar os tipos de pernas dos insetos, sabendo o habitat para cada tipo.

4 - Caracterizar os tipos de asas dos insetos, sabendo diferenciá-las.

5 - Diferenciar cinco insetos de Ordens diferentes.

6 - Realizar em sua patrulha ou seção uma apresentação sobre os primeiros socorros a serem feitos em caso de picadas ou queimaduras causadas por insetos.

7 - Elaborar um texto explicando a importãncia dos insetos para o meio ambiente, falando sobre os insetos nocivos e úteis ao homem.

8 - Caracterizar formigas, baratas, besouros, gafanhotos, percevejos e moscas quanto a Ordem, tipo de asa, tipo de pernas e aparelho bucal.

9 - Realizar em sua seção uma apresentação sobre as doenças causadas por insetos, falando sobre os vetores, sintomas, formas de contágio e meios de prevenções.

Espeleoturismo

1 - Demonstrar conhecimento das diferentes formações de caverna e nomenclatura.

2 - Relatar ao examinador a influência e outras importâncias das cavernas no desenvolvimento da humanidade.

3 - Identificar pelo menos oito tipos de formações espelotemáticas, exibindo-as em imagens.

4 - Apresentar para a seção, um trabalho contendo a importância das cavernas para o ecossistema local e os tipos mais comuns de vida encontrados em cavernas no Brasil.

5 - Relatar quais os procedimentos de mínimo impacto, considerando entre outros, o lixo, dejetos humanos e capacidade de carga (números de pessoas por visita ).

6 - Relatar os trabalhos desenvolvidos por um clube ou associação local ou estadual, referente a estudos e mapeamentos de cavernas.

7 - Listar três doenças que podem ser contraídas em cavernas com a respectiva prevenção e os sinais e sintomas que possam indicar seu diagnóstico.

8 - Possuir a especilidade de Primeiros Socorros no nível 2

9 - Relacionar os itens de material e equipamentos essenciais para realizar atividades em cavernas.

10 - Relatar quais são os obstáculos encontrados em cavernas e as respectivas técnicas e equipamentos para transpor estes obstáculos.

11 - Aplicar pelo menos uma técnica de resgate ou transporte de acidentado no interior de uma caverna.

12 - Identificar e explicar como devem ser previnidos os riscos de acidentes em atividades em caverna seca e com lago e com rio em seu interior.

13 - Demonstrar conhecimentos de sistema de ancoragem e técnicas de subida e descida por cordas, aplicados em espeleologia.

14 - Organizar uma visita com patrulha e conduzi-la em uma caverna com no mínimo 1 Km, sob supervisão de um adulto conhecedor do tema.

15 - Ter participado de atividade em caverna com permanência no mínimo de 12 hoas corridas em seu interior.

Geografia

1 - Relatar para o examinador o conceito de geografia, como surgiu esta ciência e qual é a sua importância.

2 - Construir e apresentação em sua seção uma maquete representando, no mínimo, três acidentes geográficos e explicando suas características.

3 - Identificar os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais.

4 - Conceituar cartografia e ler uma carta geográfica (mapa-múndi), identificando e explicando as cores hipsográficas e batimétricas, escalas, latitudes e longitudes.

5 - Elaborar e apresentação em sua seção um estudo listrado sobre acidentes geográficos, com no mínimo cinco, identificando suas características específicas e em que parte do globo terrestre eles aparecem com mais intensidade.

6 - Identificar pelo menos cinco locais de extrativismo de diferentes minerais no Brasil, explicando a importância dos materias extraídos para a atividade humana.

7 - Elaborar e apresentação em sua seção um estudo sobre a importância dos oceanos, considerando os aspectos econômicos e a influência causada no clima.

8 - Realizar e apresentação em sua seção uma pesquisa ilustrada reunindo indicadores econômicos, sociais e demográficos atualizados do Brasil e do seu estado.

9 - Elaborar e apresentação em sua seção um estudo sobre os diversos tipos de poluição do planeta, identificando suas consequências e o que se pode fazer para minimizá-la.

10 - Elaborar e apresentação em sua seção um trabalho ilustrado sobre as diferentes formas de energia disponíveis no mundo natural (eólica, hidráulica, solar, térmica).

11 - Identificar, caracterizar e ilustrar os fenômenos naturais causadores de grandes desastres.

12 - Possuir o nível 2 em uma das seguintes especialidades: meteorologia, mineralogia, topografia, oceanologia, energia, cartografia ou astronomia.

Informática

1 - Apresentar à seção a história dos computadores, desde os primeiros instrumentos, como o ábaco, até os equipamentos mais modernos, caracterizando as diferenças entre cada uma das gerações de computadores pessoais.

2 - Listar as partes internas de um microcomputador, os acessórios básicos para seu funcionamento, montá-lo e desmontá-lo corretamente demonstrando conhecer os cuidados necessários para sua ligação à rede elétrica e apontar as boas e más práticas de operação.

3 - Apresentar uma pesquisa com os significados e as funções e/ou aplicações na informática dos seguintes verbetes e siglas: RAM, ROM, HD, CPU, IDE, SATA, Widescreen, Flat, PS2, USB, RJ45, Serial, FireWire, MB, GB, TB, PB, KBPS, MHZ, VGA, BIOS, Wireless, Modem, HUB, Switch, Bluetooth e outros que o examinador solicitar.

4 - Digitalizar uma ou mais imagens, de um livro ou revista, aplicá-las em um dos seguintes documentos: 1) jornal da patrulha ou seção ou 2) circular sobre uma atividade externa, com croqui de acesso ao local ou 3) cartaz de divulgação do Escotismo ou evento escoteiro ou 4) relatório de atividade e por fim, imprimir o trabalho a apresentar ao examinador.

5 - Apresentar uma pesquisa sobre Software Livre e Inclusão Digital e quais são os seus benefícios para a sociedade.

6 - Citar dez profissões onde o computador seja a ferramenta de trabalho principal ou dez aplicações da informática no mercado de trabalho.

7 - Definir o que é um vírus de computador, quais são os seus perigos, quais são as formas mais comuns de contaminação, como combatê-los e as melhores práticas para evitar o contágio.

8 - Citar pelo menos três diferentes sistemas operacionais, demonstrando o uso de pelo menos um através das seguintes tarefas: 1) criar, renomear e excluir pastas, 2) gravar qualquer tipo de arquivo em um CD ou DVD ou outro tipo de mídia externa, 3) configurar o desktop alterando sua aparência e 4) instalar e configurar pelo menos dois aplicativos.

9 - Citar o nome de três diferentes programas de compuatdor demonstrando conhecer o uso dos mesmos.

10 - Definir o que é uma rede de computadores e citar quais as possíveis formas de conexão entre computadores.

11 - Montar uma rede que interligue até três computadores monstrando, ao examinador, o seu funcionamento através de transferência de arquivos entre eles.

12 - Mostrar conhecimento prático de uma linguagem de programação, fazendo um programa que sirva como ferramenta para a resolução de um problema proposto pelo examinador, discutindo com ele seus resultados.

Meteorologia

1 - Explicar ao examinador os grandes momentos da origem e da evolução da meteorologia.

2 - Descrever os mecanismos que determinam os diferentes tipos de fenômenos meteorológicos..

3 - Reconhecer as diferentes formações de nuvens e explicar o que significam, definindo o nível da base e o nível de precipitação.

4 - Construir um pluviômetro, um barômetro, um anemômetro e uma biruta, como recursos mínimos para formar uma estação meteorológica caseira.

5 - Descrever as diferenças entre tempo e clima.

6 - Descrever a simbologia empregada para registrar fenômenos nas cartas meteorológicas.

7 - Manter um registro de informações diárias do tempo, durante um período mínimo de três meses, incluindo temperatura, pressão, umidade, ventos, nuvens e precipitações.

8 - Formular uma estimativa razoavelmente exata do tempo, a partir de observações pessoais.

9 - Visitar uma estação meteorológica (de um aeroporto, instalação da Marinha, cooperativa agrícola. instituto de pesquisa, universidade, etc.), pesquisando métodos para estudo e previsão do tempo.

Mineralogia

1 - Apresentar para o examinador um trabalho sobre o desenvolvimento da mineralogia e a sua importância na história da humanidade.

2 - Explicar os métodos atuais para identificação dos minerais e suas propriedades.

3 - Conhecer as diversas classificações dos minerais segundo suas caracteristicas.

4 - Mostrar cinco minerais de diferentes estruturas cristalinas, explicando suas características.

5 - Realizar a análise de coloração da chama com três minerais, explicando os resultados da experiência.

6 - Possuir uma coleção de pelo menos vinte rochas ou minerais, previamente ordenada e montada para exibição.

7 - Explicar a forma correta de coletar rochas e o uso das ferramentas básicas.

8 - Explicar como identificar e classificar mineirais e rochas.

9 - Pesquisar a localização das principais jazidas de mineirais e a importância dessa indústria para o Brasil.

Oceanologia

1 - Montar um aquário e mantê-lo durante 60 ( sessenta ) dias.

2 - Explicar como respiram os animais marinhos.

3 - Participar de uma visita a um museu marinho, relatando-a à Seção.

4 - Relatar para o examinador o significado dos termos: ecossistema marítmo, Plataforma Continental e Zona Econômica Exclusiva ( ZEE )

5 - Identificar a importância do fitoplâncton marinho, do ponto de vista econômico e na cadeia alimentar.

6 - Organizar uma exposição fotográfica de animais e plantas marinhos, apresentando-a à Seção.

7 - Descrever as características dos oceanos em termos de monções, correntes marítmas, ressurgência, temperatura e salinidade e suas influências no clima terrestre e na quantidade de peixes.

8 - Expor as conseqüências da poluição dos mares.

9 - Descrever a cadeia alimentar e as distintas formas de vida animal e vegetal existentes nos oceanos.

10 - Visitar um Centro de Estudos Oceanográficos, e preparar palestra, relatando à Seção os trabalhos executados na instituição.

11 - Relatar para o examinador as principais convenções internacionais sobre a Zona Econômica Exclusiva ( ZEE ) e a Plataforma Continental.

12 - Catalogar e conhecer o perfil das profissões diretamente relacionadas com o uso dos mares.

13 - Desenvolver pesquisa estatística a respeito das seguintes atividades essenciais relacionadas com o mar no Brasil: transporte marítmo, comercial e de passageiros; pesca; extração de petróleo; construção e reparação naval.

14 - Descrever os aspectos preocupantes relacionados com o mar e que dizem respeito a: pesca sem controle; poluição química e radioativa; aumento do nível dos mares; exploraçào por estrangeiros da Zona Econômica Exclusiva ( ZEE ).

15 - Dissertar sobre a importância do mar para a vida dos seres humanos em termos de: saúde, alimentação, lazer, economia e as expectativas da futura exploração do potencial dos oceanos em recursos minerais, não combustíveis e medicinais.

Paleontologia

1 - Relatar para o examinador o conceito de paleontologia, como surgiu esta ciência e qual é a sua importância

2 - Construir uma maquete representando um sítio paleontológico, com a presença de fósseis diversos.

3 - Identificar em um mapa-mundi a localização geográfica de 3 (três) sítios paleontológicos, justificando sua importância.

4 - Apresentar à sua seção um estudo ilustrado sobre 5 (cinco) espécies pré históricas diferentes, identificando suas características físicas e o ambiente natural em que viveram.

5 - Identificar as técnicas e métodos científicos utilizados pela paleontologia.

6 - Visitar uma exposição temática, museu de ciências ou de história natural, elaborando relatório ilustrado (fotos) sobre as espécies extintas em exposição (animais e plantas)

Planador

1- Efetuar uma inspeção pré-vôo em um planador.

2- Posicionar um planador antes e depois de um lançamento.

3- Demonstrar os sinais de lançamento de planadores.

4- Explicar a formação e o efeito das correntes termais.

5- Explicar as características e os limites de operação de um determinado planador.

6- Com autorização escrita dos pais, atuar como membro da equipe de manuseio em lançamento real, em um aeroclube reconhecido.

Química

1 - Definir Química, apresentando onde e como ela é utilizada no dia-a-dia, em sua casa, por exemplo.

2 - Explicar a diferença entre fenômeno químico e fenômeno físico.

3 - Apresentar à Seção um trabalho sobre a vida e realizações de três químicos famosos.

4 - Apresentar à Seção um protótipo onde seja realizada uma eletrólise.

5 - Descrever os principais materiais de laboratório e as regras de segurança num laboratório e explicar a diferença entre química orgânica , inorgânica e físico-química.

6 - Demonstrar o uso da Tabela Periódica.

7 - Apresentar dois diferentes métodos para medição do pH da água potável.

8 - Saber explicar as diferenças entre substâncias polares e apolares.

9 - Visitar uma indústria química e apresentar à Seção um relato sobre a visita; na ausência de uma indústria química, a visita pode ser feita a uma indústria de alimentos, de componentes metálicos, de aditivos, a uma metalúrgica ou a um curtume.

10 - Realizar três experiências diferentes, sendo uma de química orgânica, outra de química inorgânica e outra de físico-química.

11 - Obter, por meio de reações químicas, os seguintes gases: dióxido de carbono, oxigênio e hidrogênio.

12 - Fabricar sabão, explicando o que ocorre durante o processo.

13 - Explicar em termos físicos - químicos os seguintes efeitos: Chuva Ácida, Efeito Estufa e SMOG Fotoquímico e organizar, preparar e executar uma palestra sobre um dos temas propostos: 1) Água: propriedades, poluição e tratamento; 2) combustíveis; 3) poluição atmosférica.

14 - Montar e mostrar para a sua seção um protótipo "Pau-Bola" onde sejam montadas as seguintes moléculas: de Água, de Etanol e de Cloreto de Sódio. Seguindo as devidas regras (quanto à cor e tamanho, por exemplo, dos átomos).

15 - Montar e fazer funcionar uma pilha.

Técnica Aeronáutica

1 - Visitar uma sala AIS e enunciar duas atividades desenvolvidas pela mesma.

2 - Enumerar duas das principais diferenças de infra-estrutura entre aeródromo, aeroporto e heliporto.

3 - Demonstrar como se verifica o nível de óleo do motor e como se drena o combustível das asas e da linha de alimentação de uma aeronave de pequeno porte.

4 - Identificar as principais áreas de risco para a circulaçao de pessoas próximo a aeronaves à reação com hélice e em helicópteros, bem como os cuidados necessários para prevenir acidentes no solo.

5 - Saber como se efetua uma inspeção pré-vôo, a partir da lista de verificação (check-list) da aeronave.

6 - Demonstrar como acionar e cortar o motor de uma aeronave de pequeno porte.

7 - Saber demonstrar a conduta a ser adotada e as regras de segurança a serem observadas durante uma atividade desenvolvida no pátio de um aeroporto.

8 - Conhecer e demonstrar as regras de segurança a serem adotadas quando em uma aeronave.

9 - Saber e demonstrar como auxiliar um piloto nas tarefas de amarrar uma aeronave ao solo, calçar suas rodas, verificar se a parte elétrica está desligada, e se as superfícies móveis foram travadas.

10 - Descrever e demonstrar os procedimentos adequados para rebocar ou empurrar uma aeronave no pátio ou hangar.

11 - Construir uma maquete e utilizá-la para explicar as diferenças entre pátio de estacionamento, pista de táxiamento, interseção e pista de pouso e decolagem, associando-as às diferentes situações de uma aeronave..

12 - Apresentar em desenhos ou figuras as diferentes formas de identificação de um heliporto, explicando seu significado.

Web Design

1 - Pesquisar e apresentar a pesquisa ao examinador ou sua seção sobre o que faz um web designer, qual a formação acadêmica necessária e em que tipo de empresas ele trabalha.

2 - Pesquisar e apresentar a pesquisa ao examinador sobre o significado de design, web design, layout, wireframe, mapa do site, HTML, XHTML, JavaScript, CSS, acessibilidade e outros que o examinador escolher. Além disso, na mesma pesquisa, citar os principais programas utilizados por web designers.

3 - Construir o mapa do site do site nacional ou regional dos Escoteiros do Brasil ou um escolhido pelo examinador.

4 - Construir os wireframes de um site de sua matilha ou patrulha ou então de um evento organizado pelo seu Grupo Escoteiro.

5 - Criar o layout do site conforme projetado por você, através dos wireframes, utilizando a ferramenta de edição gráfica de sua escolha.

6 - Montar o html do layout que você criou, tornando-o navegável aplicando ao site toda a interação necessária entre as páginas e se possível adicionar algum tipo de interação.

Zoobotânica

1- Ter conhecimentos básicos sobre a ciência que estuda os seres vivos – a Biologia, das áreas que a integram e do objetivo de estudo de cada uma delas.

2- Demonstrar por meio de um exemplo (ciclo vital de um animal ou vegetal) a seqüência de acontecimentos que ocorrem nos seres vivos: nascimento, crescimento, reprodução, degeneração e morte.

3- Organizar uma palestra informativa, para a sua Seção, com auxílio de um Biólogo, discutindo assuntos como: nomenclatura científica, classificação animal e vegetal, a profissão de Biólogo, a formação necessária, abrangência de sua atuação como profissional, média salarial, oportunidades de trabalho, etc.

4- Desenvolver, antes de um acampamento de sua Seção, uma pesquisa que permita identificar a que tipo de ecossistema está integrada a área da atividade, qual a fauna e flora características desse ecossistema: durante o acampamento, fotografar e registrar exemplares que possam ser observados; após o acampamento, montar um painel em que os resultados da pesquisa sejam comparados com os resultados reais e discutir com a Seção as prováveis razões das diferenças encontradas.

5- Visitar um Jardim Zoológico e fotografar animais dos diferentes ecossistemas brasileiros; organizar um álbum com as fotos, identificando os animais por seu nome vulgar e científico e indicando a região ou regiões onde podem ser encontrados. Na ausência de um Jardim Zoológico, utilizar fotos ou recortes de jornais ou revistas, cartões, etc.

6- Preparar uma coleção com um mínimo de cinco moldes de gesso de pegadas de animais (domésticos e silvestres), estabelecendo as diferenças entre elas.

7- Preparar um exposição com partes de animais e vegetais (conchas, exúvias, esqueletos, penas, flores, sementes, raízes, folhas, cascas de árvore, etc.), relacionando a que grupo de animais ou vegetais pertencem e pelo menos duas características do grupo.

8- Apresentar a sua Seção uma coleção de gravuras de pelo menos 15 diferentes tipos de árvores brasileiras identificadas por seus nomes, vulgar e científico, localizando a região ou regiões brasileiras em que podem ser encontradas.

9- Construir e manter por um período mínimo de três meses, com registros semanais, um terrário ou um aquário, apresentando relatórios a sua Seção.

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